Para uma inclusão real, é importante compreender todas as estratégias de intervenção e abordagens que sustentam essa prática inclusiva, por isso, esse módulo é imprescindível para você! Aqui aprenderemos dois princípios básicos para que a inclusão ocorra de forma assertiva: otimização dos processos de comunicação e implementação do manejo comportamental.
O ser humano é uma máquina de aprender: processos de aprendizado, comportamentos pivots e cascatas de desenvolvimento; Disrupturas no processo de aprendizado e seus efeitos; Sequência ACC aplicada ao ensino de novas habilidades; Tipos de suporte e cadeias de suporte; Ensinando habilidades cognitivas, sociais, motoras e de comunicação; O ABC do comportamento na escola; Reforço e punição em situações cotidianas; Os comportamentos inapropriados e seus efeitos; Sequência ACC em comportamentos inapropriados na escola; Plano de gestão de comportamentos inapropriados; Estratégias de prevenção; Aumento de comportamentos apropriados e comunicativos; Gestão de comportamentos inapropriados.
A importância da CSA na inclusão escolar da pessoa com autismo – compreendendo o aluno não verbal com TEA; A importância dos apoios visuais; Conceitos teóricos e científicos sobre CSA: pesquisas atuais e ideias de tratamento envolvendo CSA; CSA na adaptação de materiais escolares; CSA no contexto escolar: interdisciplinaridade e a CSA, Utilizando a história social; Implementando o quadro de rotina; Uso da Prancha e fichário de CSADesenvolvendo Materiais Especializados com PowerPoint e como utilizar o Powerpoint; Como utilizar ARASAAC ( Aragonés de Comunicação Aumentativa y Alternativa); Como Utilizar o Boardmaker.