Desenvolva com sucesso um processo de inclusão escolar efetivo, tendo clareza e segurança de implementação prática por meio de abordagens educacionais.

O Instituto Neurosaber de Ensino e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná celebram parceria para a realização do curso:

“Inclusão Escolar nos Transtornos do Neurodesenvolvimento: Autismo e suas Comorbidades”

Por que aprender sobre Inclusão Escolar nos Transtornos do Neurodesenvolvimento: Autismo e suas Comorbidades?

O TEA (Transtorno do Espectro Autista) é um transtorno que afeta diretamente na comunicação, interação social e aprendizagem de uma pessoa.

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), 1 em cada 160 crianças tem transtorno do espectro autista (TEA), ou seja, qualquer pessoa irá se deparar com crianças e adultos atípicos.

Por isso, muitos profissionais da saúde ou da educação, professores, pais e familiares podem apresentar diversas dificuldades no processo de inclusão, principalmente das crianças, e diversas dúvidas surgem:

  • Como funciona o processo de inclusão?
  • Como os alunos TEA aprendem e qual a maneira mais eficiente?
  • Como fazer a diferença na vida desses alunos?
  • Como é o processo de avaliação, acompanhamento e diagnóstico ?

A insegurança de saber se o caminho que está sendo percorrido contribui para o desenvolvimento infantil no TEA é constante.

Assim é urgente aprender a potencializar o desenvolvimento dessas crianças seja em casa, na escola ou nos consultórios.

A falta de conhecimento tem sido um dos principais inimigos da inclusão escolar, porque a maioria dos professores e profissionais não tem acesso a esse conhecimento em sua formação acadêmica e, muitas vezes, pais e familiares, ao se depararem com uma criança atípica, se sentem perdidos sobre onde procurar informações que de fato colaborem para o desenvolvimento infantil.

Por isso, a Pós-Graduação “Inclusão Escolar nos Transtornos do Neurodesenvolvimento: Autismo e suas Comorbidades” tem como objetivo trilhar um caminho de aprendizagem que vai possibilitar a transformação de sua prática inclusiva, proporcionando a você maior clareza sobre o que são os processos de inclusão com conhecimento científico, numa linguagem acessível e com aplicabilidade prática.

Para isso, desenvolvemos o que chamamos de trilha de aprendizagem, um conjunto de práticas educacionais MAIS: METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM IMERSIVA SISTEMATIZADA, um verdadeiro caminho que vai levar você a aprender de maneira estruturada, sistematizada e planejada.

O que é MAIS e trilha de aprendizagem?

São as áreas de conhecimentos estruturados nos módulos da Pós, os quais foram organizados de uma maneira hierárquica e correlacionada, indo de um conhecimento mais simples para algo mais complexo, de maneira a se correlacionarem dentro desse processo, fazendo com que a aprendizagem aconteça de modo construtivo. Aqui, a aprendizagem ocorrerá de maneira que o aluno tenha papel ativo nesse processo.

Metodologia:

Remete aos caminhos necessários para se alcançar um objetivo em nossa trilha de aprendizagem.

Aprendizagem:

Uma forma de adquirir conhecimento por meio de um determinado estudo. A aprendizagem será significativa, relacionando teoria e prática.

Imersiva:

Relativo à profundidade teórica. Os conhecimentos compartilhados serão embasados em evidências científicas.

Sistematizada:

Organização de conhecimento a partir de fatos e evidências científicas, com conhecimentos estruturados.

Mas como essas aprendizagens vão acontecer?

Agora que entrou a melhor parte!  Você irá aprender por meio de metodologias ativas de aprendizagem. Nas metodologias ativas, o aluno é o personagem principal e  responsável pelo processo de aprendizado. Sendo assim, o objetivo desse modelo de ensino é incentivar que os alunos desenvolvam a capacidade de absorção de conteúdos de maneira autônoma e participativa. Para isso, usaremos de várias estratégias, como: aprendizagem baseada em projetos, aprendizagem baseada em problemas, estudos de caso, aprendizagem entre pares ou times (peer instruction).

Com quem você irá aprender?

Com os professores, os quais serão responsáveis por todo o conhecimento que você irá aprender, ampliando a sua aprendizagem em relação ao tema.

Além disso, os mediadores irão te acompanhar durante todo esse processo de conhecimento, respondendo as suas questões por meio de fóruns de tira-dúvidas e aulas ao vivo com os professores, direcionando os conteúdos e tornando sua aprendizagem ainda mais efetiva!

Tanto os mediadores quanto os professores serão seus acompanhantes nesse processo, para que você não se sinta perdido e compreenda com clareza todas as etapas da aprendizagem.

A dinâmica dos módulos acontecerá da seguinte forma:

  • 1° passo – No começo, serão aplicadas algumas atividades com o objetivo de possibilitar ao aluno uma aprendizagem prévia do assunto, que é muito importante para a ampliação dos conhecimentos, pois é a partir do que você sabe que os professores e mediadores conduzirão suas aulas. 
  • 2° passo – Você será conduzido a uma aula online gravada, para que possa aprender de verdade todos os conteúdos e saberes a partir de um passo a passo. Não serão aulas rasas e curtas, mas contarão com conteúdo científico, explicado por meio de slides e artigos que serão compartilhados com você. Além disso, você poderá tirar todas as suas dúvidas durante as aulas ao vivo com seus professores e com os mediadores no fórum. 
  • 3° passo – Conteúdos complementares: serão passados a partir de exercícios e atividades práticas, além de relatos de experiência, que serão fundamentais para a sua aprendizagem.
  • 4° passo – Aplicabilidade prática! Todos os conteúdos serão colocados em prática por meio de atividades, projetos e exemplos. Aqui, o aluno é protagonista de sua aprendizagem e, por isso, apenas por meio da prática irá assimilar o conhecimento de todos os módulos.
  • 5° passo – A avaliação é contínua e dentro do processo de aprendizagem, ou seja, você não precisará realizar somente uma atividade ao final do curso, mas diversos exercícios ao fim de cada módulo, dispensando tcc ou artigo científico.

Para garantir todo esse processo em nossa Pós, temos o NeuroPráxis,  um material físico de aprofundamento teórico e prático, que irá permitir que você amplie o seu diálogo com o professor, que receba orientações e organize seu conhecimento, possibilitando ainda mais a flexibilização da aprendizagem, já que você poderá levar seu material para qualquer lugar. Além disso, contribui para uma autoavaliação do seu desempenho, permitindo que você analise a sua trajetória de aprendizagem, do conhecimento simples ao mais complexo.

Nossos diferenciais:

✓ Método de ensino MAIS;

✓ Professores com experiência teórica e prática reconhecidas;

✓ Currículo;

✓ Trilha de aprendizagem personalizada;

✓ Pós flexível que se encaixa no seu tempo;

✓ Material de aprofundamento teórico e prático exclusivo.

O saber que não vem da experiência não é realmente saber. (Vygotsky)

O que você irá aprender na Pós-Graduação “Inclusão Escolar nos Transtornos do Neurodesenvolvimento: Autismo e suas Comorbidades”?

Neste módulo, você irá compreender, de uma vez por todas, os caminhos para a inclusão e o papel da família, das clínicas e dos professores nesse processo tão importante.

Pressupostos teóricos da Inclusão; Evidências Científicas e Inclusão; Abordagem Inclusiva em diferentes contextos mundiais; Interface: Família e Inclusão; Diagnóstico e família; Manejo parental; Inclusão e Legislação no Brasil; Impacto da família na condução do caso e Interface clínico-pedagógica.

Só podemos incluir uma pessoa com autismo se pudermos entender o que é isso. É justamente isso que iremos fazer aqui, indo do diagnóstico, entendendo os níveis do transtorno, funcionamento cognitivo e comportamental, psicofarmacologia, entre outros.

Formação e Estruturação do Cérebro; Cognição; Desenvolvimento; Aprendizagem; Histórico e Definição no TEA;Histórico, Definição, Epidemiologia;Interface clínico pedagógica; Aspectos Genéticos e Ambientais e Fatores de Risco; Aspectos Neurobiológicos (anormalidades estruturais, neuroimagem e mediadores bioquímicos; Aspectos Psicológicos e Neuropsicológicos; Sinais precoces no Autismo;Desenvolvimento Atípico e TEA; Sinais de Alerta e Quadro Clínico; Papel dos Profissionais: Médicos e Não Médicos; Distúrbio de Sensibilidade e Percepção | Alterações de Linguagem | Transtornos Alimentares e de Sono; Aspectos Diagnósticos; Processo Diagnóstico; Processo de Avaliação e Exames Complementares ; Escalas de avaliação (tipos de escalas: de triagem, diagnóstica e de evolução; importância da utilização e aplicabilidade;Processos de Intervenção; Introdução e Aspectos Farmacológicos e Psicossocial; Atendimento Interdisciplinar e Métodos de Intervenção; Autismo em Adolescentes; Sinais suspeitos, quadro clínico, abordagem diagnóstica e terapêutica ; Procedimentos e orientações à família e escola.; Impacto do autismo no cotidiano da pessoa e de seus acompanhantes: fatores positivos e negativos.

No TEA, quase 80% dos casos apresentam algum tipo de comorbidade, tornando os quadros ainda mais peculiares. Elas podem alterar o manejo clínico e as ações dentro de sala de aula e em casa. Neste módulo, você vai compreender quais as comorbidades presentes no TEA que podem influenciar a aprendizagem e o desenvolvimento dessas crianças.

Tipos de Comorbidades e Conceito de Síndromes Genéticas; Transtorno de Défict de Atenção e Hiperatividade (TDAH) , Deficiência Intelectual (DI) , Problemas de aprendizagem escolar; Altas habilidades; Epilepsia, Transtornos de Ansiedade; Esquizofrenia, Tics, Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) e Transtorno Opositivo Desafiador (TOD); Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC).

Para uma inclusão real, é importante compreender todas as estratégias de intervenção e abordagens que sustentam essa prática inclusiva, por isso, esse módulo é imprescindível para você! Aqui aprenderemos dois princípios básicos para que a inclusão ocorra de forma assertiva: otimização dos processos de comunicação e implementação do manejo comportamental. 

O ser humano é uma máquina de aprender: processos de aprendizado, comportamentos pivots e cascatas de desenvolvimento; Disrupturas no processo de aprendizado e seus efeitos; Sequência ACC aplicada ao ensino de novas habilidades; Tipos de suporte e cadeias de suporte; Ensinando habilidades cognitivas, sociais, motoras e de comunicação; O ABC do comportamento na escola; Reforço e punição em situações cotidianas; Os comportamentos inapropriados e seus efeitos; Sequência ACC em comportamentos inapropriados na escola; Plano de gestão de comportamentos inapropriados; Estratégias de prevenção; Aumento de comportamentos apropriados e comunicativos; Gestão de comportamentos inapropriados.

A importância da CSA na inclusão escolar da pessoa com autismo – compreendendo o aluno não verbal com TEA; A importância dos apoios visuais; Conceitos teóricos e científicos sobre CSA: pesquisas atuais e ideias de tratamento envolvendo CSA; CSA na adaptação de materiais escolares; CSA no contexto escolar: interdisciplinaridade e a CSA, Utilizando a história social; Implementando o quadro de rotina; Uso da Prancha e fichário de CSADesenvolvendo Materiais Especializados com PowerPoint e como utilizar o Powerpoint; Como utilizar ARASAAC ( Aragonés de Comunicação Aumentativa y Alternativa); Como Utilizar o Boardmaker.

Agora, depois de tudo bem esclarecido e fundamentado, vamos às questões escolares. Neste módulo, você terá outros olhos para a inclusão, pois poderá compreender quais as abordagens que dialogam com prática e o cotidiano escolar compreendendo as formas e estratégias que de fato irão contribuir para a aprendizagem de crianças atípicas em sala de aula.

Design Universal da Aprendizagem; Instrução explícita; Alfabetização; leitura, escrita, Raciocínio matemático; Plano de ensino individualizado; Atendimento Terapêutico; Currículo adaptado; Atendimento educacional especializado.

Desenvolver um plano de intervenção inclusiva não é uma tarefa fácil, por isso, neste módulo você terá acesso a um passo a passo de como desenvolver uma aprendizagem inclusiva nos currículos escolares, além de deixar para trás todas as suas dificuldades com inclusão. Como um módulo transversal, além de compor as outras disciplinas, também contará com atividades de implementação prática de todos os módulos.

Hands on! As atividades são realizadas a partir de exercícios e atividades práticas, slides e leituras complementares, além de projetos e relatos de experiência.

Duração:

A duração da pós-graduação é de 10 meses.

Certificado:

De 360 horas, reconhecido pelo MEC e emitido pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)!

Público:

A Pós-Graduação é fundamental para professores, profissionais da saúde e da educação, além de pais e familiares que desejam aprender mais sobre o tema e realizar o processo de inclusão em seu cotidiano.

Corpo Docente Principal

Prof.Ms.Marcos Rossini

Possui graduação e mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1991). Atualmente é professor do ensino básico tecnológico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Possui experiência em metodologias ativas de aprendizagem, com ênfase em blended learning, tecnologias educacionais, ambientes de aprendizagem contextualizados; project-based learning; team-based learning.

Prof.Dr. Clay Brites

Possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina (1998). Residência médica em Pediatria com especialização em Neurologia Infantil pela Santa Casa de S.Paulo (1999-2003). Título de especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP-2003). Doutor em Ciências Médicas, área de concentração em Neurologia, pela UNICAMP (2018). Speaker do Instituto Neurosaber. Coordenador da ABENEPI – Núcleo Londrina (2010 -2013 e 2017- ), Presidente da ABENEPI-PR (2015-2017) e vice-presidente da ABENEPI-PR (2017- ). Palestrante, tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neurologia Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: TDAH, TEA, Transtornos de Desenvolvimento, neurodesenvolvimento, neurologia da aprendizagem, multidisciplinaridade e dificuldades escolares. Autor de livros, capítulos e artigos científicos, é palestrante em eventos presenciais, em lives e webinários e produtor/colaborador na estruturação de cursos e conteúdos do Instituto Neurosaber.

Prof.Luciana Brites

Mestranda em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Mackenzie, especializada em Educação Especial na área de Deficiência Mental e Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Centro Universitário Filadélfia (Unifil), em Londrina. É especialista em psicomotricidade pelo Instituto Superior de Psicomotricidade e Educação (ISPE), em São Paulo. Lu Brites também é fundadora do NeuroSaber, instituto que tem como propósito desenvolver o potencial de cada criança, levando as evidências científicas para pais, professores e profissionais da saúde. Além de palestrante, Luciana é coautora de Como saber do que seu filho realmente precisa? (2018), Mentes únicas (2019), Crianças desafiadoras (2019) e autora do livro Brincar é Fundamental (2020).

 

Prof.Ms.Roselaine Pereira

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Estadual de Campinas (2010). Especialista em Fonoaudiologia Neurofuncional pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. Mestre em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação (2016). Principal área de atuação: Comunicação Suplementar e/ou Alternativa, Transtorno do Espectro do Autismo, Pessoas com necessidades complexas de comunicação.

 

Prof.Ms. Gabriel Brito

Pedagogo pela Universidade Luterana do Brasil, pós-graduado em Psicopedagogia, Mestre e Doutorando em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie-SP. Bolsista da Capes (PROSUP). Atualmente, dirige seus estudos à área da Avaliação Neuropsicológica, com ênfase em leitura e escrita. Pesquisador do grupo de Neuropsicologia Infantil da UPM e Membro da Rede de Formadores do Instituto ABCD. Atuou como coordenador voluntário no Projeto Primeiros Passos, que visa estimular as funções executivas de crianças pré escolares em situação de vulnerabilidade junto à ONG Novo Sertão – Piauí.

Prof.Dr. Paulo Sérgio de Camargo Filho

Possui graduação em Física pela Universidade Estadual de Londrina (2007) e doutorado (2014) em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente é professor do Magistério Superior lotado no Departamento de Física da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina/PR, docente permanente e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza. Também é docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática na Universidade Estadual de Londrina. Realizou Estágio Pós-Doutoral na Universidade Estadual de Londrina, no Instituto de Física da USP e na Harvard John A. Paulson School Of Engineering And Applied Sciences (2019). É líder do grupo de pesquisa em STEM EDUCATION (UTFPR) cadastrado no CNPq e pesquisador ativo no Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências (UEL). Tem experiência em pesquisa na educação básica e superior, com ênfase na pesquisa em Ensino de Ciências, Tecnologia, Engenharias e Matemática atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: criatividade; makerspace; ambientes de aprendizagem ativa; project-based learning; team-based learning; aprendizagem científica procedimental e atitudinal; teoria da percepção e affordances; ensino/aprendizagem de conhecimentos científicos na perspectiva semiótica; multimodos e múltiplas representações.

Docentes externos

Prof.Dr. Thiago Lopes

Tem mais de 10 anos de experiência internacional em intervenção precoce, 1 ano de experiência trabalhando diretamente na equipe de pesquisa e intervenção da Doutora Sally Rogers, criadora do Modelo Denver, em Sacramento, Califórnia. Experiência fazendo diagnóstico de crianças com autismo e outros transtornos do desenvolvimento, na região metropolitana de Montreal, Canadá. 4 anos de experiência em coach parental baseado no Modelo Denver, em centros públicos e privados de tratamento da Província de Quebec, Canadá.

Prof.Ms. Renato Lyuiti
Kinoshita

Mestre em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo. Especialista em Psicopedagogia com formação em Pedagogia. Membro do grupo de Especialistas em Didática da Fundação Lemann e do Comitê de Educação do Instituto ABCD. Foi professora autora de Educação Infantil no projeto Planos de Aula da Associação Nova Escola. Atuou como docente na Escola de Educação do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas e nos cursos de Pós-Graduação em Psicopedagogia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Universidade Paulista e Faculdade Nossa Cidade. Coordenou o Instituto ABCD e o projeto Todos Aprendem no Pacto pela Educação do Pará. Atuou como consultora científica da clínica Neurocenter (São Luís – MA). Atua na formação de professores e elaboração de materiais didáticos e de formação para a Pearson Education, SENAC, Sistema Poliedro e rede Salesiano. Tem experiência na área de Educação, com ênfase no ensino e na formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: estimulação infantil, prevenção e intervenção nas dificuldades e transtornos de aprendizagem, avaliação psicopedagógica, práticas pedagógicas, métodos e técnicas de ensino.

Entre agora para a Lista de Espera para a próxima turma!

Perguntas Frequentes:

O Instituto NeuroSaber de Ensino, em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná lança a pós-graduação “Inclusão Escolar nos Transtornos do Neurodesenvolvimento: Autismo e suas Comorbidades”, um curso de Especialização 100% online, com 6 módulos, que possibilitam uma aprendizagem que relaciona teoria e prática.

Sim! 100% online, sem a necessidade de ir a nenhum polo. 

Você terá aulas ao vivo e aulas gravadas. Caso não consiga assistir às aulas ao vivo, você poderá assistir em outro momento, quando quiser, e compartilhar suas dúvidas no fórum!

Além dos professores, você terá mediadores que irão te auxiliar em todo o seu processo de aprendizagem, além de tirar todas as suas dúvidas.

A Pós-Graduação tem como foco professores, profissionais da saúde e da educação, além de pais e familiares interessados em se aprofundar no tema, porém, é necessário que tenha uma graduação concluída.

Sim, você receberá os materiais físicos em sua casa, 60 dias após o início das aulas.

Sim, a Pós-Graduação tem validação do MEC e terá certificação pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

  • Documento de identidade e CPF;
  • Diploma ou certificado de conclusão do curso de graduação contendo a data de colação de grau do aluno; Obs.: O certificado de conclusão é aceito apenas para inscrição e matrícula. Para fazer jus ao Certificado da Especialização, além de cumprir os requisitos acadêmicos do curso, o estudante deverá obrigatoriamente entregar cópia do Diploma de Graduação e apresentar o documento original para autenticação.
  • Histórico escolar do curso de graduação;
  •  Comprovante de Residência; 
  • Para o candidato estrangeiro, poderá ser solicitada documentação complementar, após análise inicial. Os documentos necessários para esta situação serão requeridos pela secretaria do curso, em atendimento à legislação vigente;

A Pós-Graduação tem duração de 10 meses.

O acesso é por até 12 meses.

A carga horária são de 360 horas.

O certificado de conclusão será emitido pela UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná).

As avaliações irão ocorrer no fim de cada módulo, sem a necessidade de um trabalho de conclusão de curso.

Você pode tirar todas as suas dúvidas via plataforma do aluno, ou por meio das nossas aulas ao vivo. Nosso suporte é de domingo à domingo, então com toda certeza você será atendido rapidamente.

O pagamento pode ser realizado através de assinatura, a partir de um serviço de cobrança recorrente, em que todo mês acontece a cobrança de forma automática no cartão de crédito do aluno.

Sim, é possível pagar as mensalidades no boleto.

Ainda com alguma dúvida? Fale com a gente!

Envie e-mail para [email protected]

© NeuroSaber Ltda ME 2015 – 2019 CNPJ: 21.922.412/0001-59
Av. Ayrton Senna da Silva, 600 – Gleba Fazenda Palhano CEP 86050-460
Londrina, Paraná, Brasil Telefone: (43) 3361-6750