Entender que a brincadeira livre pode ser intencional e objetiva é fundamental na estimulação psicomotora.
Todas as crianças devem ser estimuladas. As com dificuldade terão as habilidades otimizadas; as com algum transtorno ou deficiência terão as habilidades desenvolvidas.
Seguir um processo gradual e obedecer as etapas do desenvolvimento permitem potencializar as atividades diárias já praticadas.
– Conceito de Psicomotricidade:
– O que é Psicomotricidade?
– Correlações Neurofuncionais: entendendo o Cérebro Psicomotor;
– Desenvolvimento do Movimento Humano: Movimento Reflexo, Movimento Voluntário e Movimento Automático;
– Psicomotricidade e Desenvolvimento Infantil: as etapas de desenvolvimento, as leis desenvolvimentais que devem ser respeitadas
– Educação e Reeducação Psicomotora;
– Educação Infantil: os 5 princípios básicos da Educação Infantil;
– Educação Psicomotora dos 0 aos 5: Educar a capacidade sensitiva, educar a capacidade perceptiva e educar a capacidade representativa.
– Etapas e progressão da Aprendizagem Psicomotora;
– Sequência do Desenvolvimento Psicomotor
– Conceito de: Desenvolvimento, evolução, maturação e crescimento;
– Apresentação das tabelas de crescimento;
– Pré requisitos que influenciam no desenvolvimento infantil;
– Concepção Interacionista do Desenvolvimento;
– Pontos Sensíveis de Desenvolvimento;
– Padrões de Desenvolvimento e Sistema Nervoso;
– Apresentação das Escalas de Desenvolvimento Infantil (Gesell) nas áreas: motora, verbal, adaptativa e social;
– Sinais de Alerta para Transtornos de Desenvolvimento: TEA, Deficiência Intelectual, Transtornos de Aprendizagem e outros;
– Coordenação Visuo-motora: etapas de desenvolvimento visuo motor
– Exame Neurológico Evolutivo (Lefévre);
– Escala de desenvolvimento de Dennver.
– Ontogênese e sua importância no do Desenvolvimento: rolar, rastejar, engatinhar, andar com apoio e andar;
– Retomando as leis de Desenvolvimento
– Áreas Psicomotoras: Primária, Secundária e Terciária;
– Áreas Primárias Tônus e Equilibração: o que é, como se desenvolve, época do desenvolvimento, importância para o desenvolvimento;
– Áreas Secundárias Lateralização, Noção de Corpo e Estruturação Espacio Temporal: o que é, como se desenvolve, época do desenvolvimento, importância para o desenvolvimento;
– Áreas Terciárias Praxia Global e Praxia Fina: o que é, como se desenvolve, época do desenvolvimento, importância para o desenvolvimento;
-Relação das Áreas Psicomotoras (primária, secundária e terciária), brincadeiras e Aprendizagem;
-Etapas de Desenvolvimento 0 a 1 ano: atividades e brincadeiras (tônus e equilibração);
-Etapas de Desenvolvimento 1 a 2 anos: atividades e brincadeiras (tônus e equilibração);
-Etapas de Desenvolvimento 2 a 3 anos: atividades e brincadeiras (lateralização, noção de corpo e espacio temporal);
-Etapas de Desenvolvimento 3 a 5 anos: atividades e brincadeiras (lateralização, noção de corpo e espacio temporal);
-Etapas de Desenvolvimento 5 a 7 anos; atividades e brincadeiras (praxia global e fina)
Não. Todos os cursos são pagos, porque são conteúdos exclusivos apresentados a um grupo seleto de pessoas interessadas, dentro do Instituto Neurosaber.
Basta clicar no botão acima que será redirecionado para a página de pagamento. Lá você pode escolher as opções de pagamento via cartão de crédito ou boleto.
Assim que o seu pagamento for identificado pelo nosso sistema, você receberá seu login e senha no e-mail. Por isso é importante fornecer um e-mail válido e ficar atento à sua caixa de entrada, spam e lixeira.
Sim, terá certificado com 50 horas do Instituto NeuroSaber e reconhecido pela ABED (Associação Brasileira de Ensino a Distância). Além disso, o curso é considerado pelo MEC como Curso Livre tendo como Base Legal o Decreto Presidencial N° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art. 1° e 3° e PORTARIA Nº 008, de 25/06/2002 publicado no DIÁRIO OFICIAL – SC – Nº 16.935 – 27.06.2002
Você terá acesso às videoaulas gravadas, slides das aulas para baixar, materiais escritos (textos complementares).
© NeuroSaber Ltda ME 2015 – 2019 CNPJ: 21.922.412/0001-59
Av. Ayrton Senna da Silva, 600 – Gleba Fazenda Palhano CEP 86050-460
Londrina, Paraná, Brasil Telefone: (43) 3361-6750