O “Congresso de Alfabetização: da Ciência Cognitiva à Prática Escolar” é um evento online com o objetivo de discutir práticas educativas a partir de evidências científicas que possibilitem uma Alfabetização mais eficaz, que acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de Novembro.
Nas diversas discussões sobre as práticas pedagógicas, é necessário refletir sobre métodos de ensino que de fato contribuam para aprendizagem que levem em consideração as etapas e o desenvolvimento desde as dificuldades de aprendizagem às habilidades cognitivas e comportamentais.
Em sua 1° edição o Congresso de Alfabetização: da Ciência Cognitiva à Prática Escolar, pretende abrir diálogos que contribuam na prática de como transformar a Alfabetização a partir de Evidências Científicas que interagem saúde e educação, além de um espaço de diálogo para tirar dúvidas, interagir e trocar saberes e experiências.
Então, diversos profissionais das áreas citadas, contribuirão na formulação de um livro e deste congresso, para potencializar o exercer de profissionais da saúde e da educação, além de pais e familiares interessados em Alfabetização.
Um evento 100% online e ao vivo, caso não consiga assistir você terá acesso as aulas gravadas), com 13 palestras mais um livro do congresso realizado por especialistas e pesquisadores na área de aprendizagem e alfabetização, com 15 horas de certificado.
O Congresso irá acontecer por meio de uma plataforma online, ao qual o link será enviado para você em seu e-mail. O Congresso acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de novembro.
Professores da educação infantil, ensino fundamental, ensino superior e ensino de jovens e adultos. Profissionais da saúde e da educação (psicopedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos…)
Dia 15/11 até dia 22/11
Dia 23/11 até dia 26/11
Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo, mestrado, doutorado e pós-doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Fundamentos e Medidas da Psicologia e Neuropsicologia Cognitiva, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, escrita, funções executivas, consciência fonológica, alfabetização, instrumentos de avaliação, programas de intervenção, intervenção precoce.
Fonoaudióloga com Mestrado e Doutorado em Psicolinguística – University of Connecticut. Pós-doutorado em Linguística, IEL, UNICAMP. Professora adjunto do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo Orientadora do Mestrado Profissional em Saúde da Comunicação Humana. Associada fundadora do Instituto ABCD (iABCD). Editora Chefe, Revista CoDAS (2015-presente).
Doutora em Psicologia pela Université Catholique de Louvain. Pós-doutora pela University of California (UCLA/USA) e pelo Institut National de la Recherche Pédagogique (INRP-CRESAS), Paris. Professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Docente e pesquisadora no Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação, área de Psicologia da Educação. Professora livre-docente da Universidade de São Paulo, Instituto de Psicologia da USP. Membro da Diretoria e Presidente da Sociedade Interamericana de Psicologia, SIP (2005-2013) e da Diretoria da International Association of Applied Psychology, IAAP (2003-2010; 2010-2018).
Mestranda em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Mackenzie, especializada em Educação Especial na área de Deficiência Mental e Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Centro Universitário Filadélfia (Unifil), em Londrina e em Psicomotricidade pelo Instituto Superior de Psicomotricidade e Educação (ISPE), em São Paulo. Além disso, é CEO da NeuroSaber.
Graduado em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina. Especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria. Doutor em Ciências Médicas, área de concentração em Neurologia, pela UNICAMP. Speaker do Instituto Neurosaber. Já foi presidente da ABENEPI-PR (2015-2017) e, atualmente, é vice-presidente da ABENEPI-PR (2017- ).
Pedagogo, especialista em Psicopedagogia, Mestre e Doutorando em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pesquisador do grupo de Neuropsicologia Infantil da UPM e Membro da Rede de Formadores do Instituto ABCD. Atuou como coordenador voluntário no Projeto Primeiros Passos, com foco na estimulação das funções executivas de crianças pré-escolares em situação de vulnerabilidade.
Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade de São Paulo/Bauru, Mestre em Ciências Médicas pela UNICAMP, Doutora em Ciências Médicas pela UNICAMP e Pós-Doutora em Ciências Médicas pela Faculdade de Ciências Médicas na UNICAMP. Docente Adjunto do Curso de Graduação em Fonoaudiologia da UFRN. Professor Permanente do Programa de Pós Graduação em Fonoaudiologia e do Programa em Psicologia da UFRN. Atual vice-coordenadora do programa Associado de Pós-Graduação em Fonoaudiologia UFPB/UFRN.
Mestre em Educação e Saúde na Infância e Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo, Pedagoga e Psicopedagoga. Professora de cursos de Graduação e Pós-graduação. Coordenou o Instituto ABCD e o Programa Todos Aprendem no Pacto pela Educação do Pará. Foi professora autora de Educação Infantil no projeto Planos de Aula da Nova Escola. Atua como docente e formadora de professores.
Professora e pesquisadora do curso de graduação em Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), área de concentração LEITURA: estudos linguísticos, literários e midiáticos, da Universidade de Santa Cruz do Sul-UNISC. Doutora em Letras/Linguística pela PUCRS. Líder do Grupo de Pesquisa Linguagem e Cognição CNPq. Pesquisadora Associada à Rede Nacional de Ciência para a Educação – RNCE. Tem experiência na área de Linguística com ênfase em Ciências Cognitivas.
Professora Titular do Curso de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, área de concentração Cognição Humana, Escola de Ciências da Saúde e da Vida. Membro da Comissão Científica da International Neuropsychological Society – INS (2019-2022) Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Editora-Chefe da Revista Neuropsicologia Latinoamericana e da Trends in Psychiatry and Psychotherapy.
Pedagoga, Psicopedagoga e doutora em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Professora de pós-graduação. Membro do Instituto de Neuropsicologia e Desenvolvimento Humano (INDH) e do grupo de pesquisa em Neuropsicologia Infantil da UPM. Conselheira Estadual da ABPp-SP (triênio 2020-22).
Tema da Palestra: PNA e Ciências Cognitivas
Tema da Palestra: Formação de Professores e Alfabetização
Tema da Palestra: Literacia emergente: fatores neuropsicológicos pró-prontidão escolar e aprendizagem significativa
Tema da Palestra: Aspectos Biológicos e Neurológicos da Linguagem Escrita
Tema da Palestra: Autorregulação e Funções Executivas na Alfabetização
Tema da Palestra: Identificação precoce de dificuldades de leitura e escrita em contextos de vulnerabilidade.
Tema da Palestra: Leitura e escrita no Ensino Fundamental II
Tema da Palestra: Alfabetização de Adultos
Tema: A BNCC e a alfabetização na Educação Infantil
Tema da Palestra: Aspectos Psicomotores da Escrita
O Congresso é um evento online com o objetivo de discutir práticas educativas a partir de evidências científicas que possibilitem uma Alfabetização mais eficaz.
Para profissionais da saúde e da educação, além de pais e familiares interessados em Alfabetização.
Além das palestras que você terá acesso, você irá receber um livro do Congresso em sua casa, com frete grátis.
O livro será enviado em janeiro e o prazo é de 30 dias uteis, devido a pandemia.
Dra. Alessandra Seabra (coordenadora)
Dra. Ana Luiza Navas (coordenadora)
Dr. Clay Brites
Dra. Camila Leon
Dra. Cíntia Salgado
Me. Gabriel Brito
Dra. Maria Regina Maluf (coordenadora)
Dra. Rochele Fonseca
Dra. Rosângela Gabriel
Luciana Brites
Me. Roselaine
Sim, certificado de 15 horas, emitido pela NeuroSaber.
Você poderá ter acesso durante dois meses ao curso, então, caso não consiga assistir ao vivo, você poderá assistir online, quantas vezes quiser, durante esses meses.
No boleto a vista, ou cartão parcelado.
© NeuroSaber Ltda ME 2015 – 2019 CNPJ: 21.922.412/0001-59
Av. Ayrton Senna da Silva, 600 – Gleba Fazenda Palhano CEP 86050-460
Londrina, Paraná, Brasil Telefone: (43) 3361-6750